03/05 à 07/06/2021 - Curso sobre violência doméstica para magistrados/as e servidores/as - CEVID
- TJPR
- CEVID
- CEVID
- Lives, Cursos e Capacitações
- Cursos/Capacitações
- 03/05 à 07/06/2021 - Curso sobre violência doméstica para magistrados/as e servidores/as
- Relatórios CEVID
- Cevid Orienta
- FOVID - Fórum Paranaense de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher
- Artigos e Revistas
- Boletins Informativos
- Rede de enfrentamento
- Grupos Reflexivos
- Conselhos da Comunidade
- Aplicativo do Pânico
- Formulário Nacional de Avaliação de Risco
- PROGRAMA ESTADUAL CEVID EDUCATRON
- Programa Estadual Paraná Lilás
- Convênios
- Campanhas
- InterLABVD
- Lives, Cursos e Capacitações
- Projetos / Boas Práticas
- Pesquisas Acadêmicas
- Gestão
- COCEVID
- Materiais e Documentos
- Endereços e telefones
Entre os dias 3 de maio e 7 de junho, a Escola da Magistratura do Paraná (EMAP) promoveu — em parceria com a Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR) e com a CEVID — curso de capacitação na área de violência doméstica e familiar contra a mulher, voltado a Magistrados/as e servidores/as do Judiciário paranaense.
O curso, certificado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), foi idealizado pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), tendo como objetivo fornecer aos cursistas elementos que lhes permitam interpretar e aplicar os normativos relacionados à questão da violência doméstica contra a mulher, em especial a Lei Maria da Penha, de acordo com a especificidade de cada caso, considerando aspectos relacionados a gênero, raça e etnia. Os principais temas abordados foram: a evolução dos conceitos de gênero e direitos humanos das mulheres; efetividade da Lei Maria da Penha; aspectos penais e processuais da Lei Maria da Penha; sinais e impactos da violência na vida da mulher: o olhar multidisciplinar e a intervenção em rede. A capacitação foi realizada na modalidade a distância, com carga horária de 40 horas.
Posteriormente, a EMAP, a AMAPAR e a CEVID pretendem promover outros cursos na área, abrangendo temáticas mais específicas, tais como a aplicação do Formulário de Avaliação de Risco e a implementação de grupos reflexivos para autores de violência doméstica e familiar contra a mulher. Também serão consideradas na elaboração dos próximos cursos as demandas apontadas pelos Magistrados e Magistradas que atuam na matéria.