Tribunal do Júri presta homenagens ao diretor do fórum
TRIBUNAL DO JÚRI PRESTA HOMENAGENS AO DIRETOR DO FÓRUM
Os colaboradores do Tribunal do Júri de Curitiba promoveram na última terça-feira (26/09) uma homenagem ao diretor do fórum, Daniel Ribeiro Surdi de Avelar. Após 15 anos de atuação no Júri da capital, dr. Avelar passará a atuar como juiz auxiliar da presidência no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A nova diretora do fórum, a juíza titular da 1ª Vara do Júri Mychelle Pacheco Cintra Stadler, salientou na cerimônia a relevância da trajetória do dr. Avelar no júri da capital paranaense: “A carreira de 15 anos dele aqui representa um marco no Tribunal do Júri, pela presença dele como pessoa, pelo trabalho dele como juiz, um legado que não poderíamos deixar passar sem que a cerimônia fosse feita para formalizar este momento de transposição da carreira dele”, declarou a magistrada.
A experiência do júri deve contribuir agora em âmbito nacional com a atuação do magistrado no CNJ, não só no que se refere à área do Tribunal do Júri, mas também à área criminal: “É uma forma de pensar a estrutura do Judiciário, enquanto aqui você está movimentando a máquina isoladamente, no contexto de uma vara, lá você vê o Judiciário num contexto muito maior, de Brasil. Você só trabalha na engrenagem maior se você souber como funciona a menor”, constata o magistrado.
Durante o evento, realizado no plenário do júri de Curitiba, discursaram ainda os desembargadores do TJPR, Telmo Cherem e Adalberto Jorge Xisto Pereira, o promotor de justiça Marcelo Balzer, o vice-presidente da OAB/PR, Fernando Estevão Deneka, o juiz de direito da 2ª Vara do Tribunal do Júri, Leonardo Bechara Stancioli - representando a Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR), o defensor público, David Alexandre de Santana Bezerra e a servidora da 2ª Vara do Tribunal do Júri de Curitiba, Francielle Sturm.