Notícias

Presidente do TJ recebe comitivas de Cianorte, Rio Negro, Ubiratã e Chopinzinho

O presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Miguel Kfouri Neto, recebeu na segunda-feira (2/7), no gabinete da presidência, a visita de uma comitiva da comarca de Cianorte. O grupo veio solicitar ao desembargador a criação de mais uma Vara Criminal em virtude do aumento no número de processos que atualmente tramitam na comarca. Além da juíza da Vara Criminal Flávia Braga de Castro Alves estavam presentes os promotores, Joelson Luis Pereira e Elaine Rodrigues Lobo; os representantes da OAB, Cesar Moreno (vice-presidente da Seccional Paraná) e Valmir de Souza Dantas (presidente OAB Cianorte).

Também foi recebido pelo presidente um grupo da comarca de Rio Negro. Os integrantes vieram solicitar a construção do novo Fórum e a anexação da comarca à Região Metropolitana de Curitiba. De acordo com o juiz da Vara Cível de Rio Negro, Maurício Pereira Doutor, a anexação iria melhorar o atendimento à população e a construção do novo Fórum proporcionar um ambiente adequado para o atendimento ao jurisdicionado.

O presidente Miguel Kfouri Neto disse considerar benéfica a integração e aconselhou o grupo a marcar uma reunião com a Corregedoria para averiguar a opinião do corregedor-geral, desembargador Noeval de Quadros.  Em relação ao Fórum, que já possui um pré-projeto elaborado pelo Departamento de Engenharia e Arquitetura do TJ, o desembargador Kfouri disse que será avaliada a viabilidade financeira do pleito.

Presentes ao encontro o desembargador Luiz Carlos Gabardo; o prefeito de Rio Negro, Alceu Ricardo Swarowski; o prefeito de Campo Tenente, Celso Wenski; o prefeito de Quitandinha, Neco Prado; o prefeito de Piên, Gilberto Dranka; entre outras autoridades das cidades.  Além de Rio Negro, integram a comarca os municípios de Campo do Tenente, Quitandinha e Piên.

Na mesma tarde ainda foram recebidos na presidência do TJPR, o deputado estadual Caíto Quintana, acompanhado de comitiva que veio reiterar o pedido da elevação da comarca de Ubiratã à entrância intermediária. Durante o encontro, foi repassado ao presidente do Tribunal laudo com estudos sobre a necessidade da elevação da comarca para melhor atender à população de Ubiratã e cidades próximas. O município, com mais de 21 mil habitantes, está localizado na microrregião de Goioerê. O prefeito Fábio D'Alécio ouviu do presidente Kfouri que o judiciário não pode ficar inerte frente à solicitação e que vai analisar o pedido, inclusive no que diz respeito às condições orçamentárias.

Além do prefeito, estavam presentes o vice-prefeito, Orlando Vieira; o presidente da Câmara Municipal, vereador Sebastião Osmar Beraldi, o vereador Haroldo Fernandes Duarte; o presidente da subseção da OAB em Goioerê, Aparecido Alves Araújo; e o serventuário da Justiça, Jorge Vilela.

O encontro com o deputado Caíto Quintana prosseguiu no Tribunal de Justiça do Paraná com comitiva de Chopinzinho, cuja  solicitação é a criação de Seção Judiciária  para a comarca. O grupo foi informado de que a mensagem sobre o assunto já tramita nas Comissões Permanentes da Assembleia Legislativa do Paraná e aguarda para que entre em votação plenária.

Pela proposta, a Seção Judiciária de Chopinzinho vai abranger as comarcas de Coronel Vivida, São João e Mangueirinha.