PROGRAMA ESTADUAL CEVID EDUCATRON

  1. Introdução

A violência doméstica e familiar caracteriza-se por qualquer ação ou omissão que cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual, psicológico ou dano patrimonial às pessoas contra as quais é cometida. Ocorre em ambiente familiar, no convívio doméstico ou em relações íntimas. As mulheres e as crianças são os alvos mais comuns desse tipo de violência; por outro lado, pais, mães, filhos (as), netos (as), marido, namorado (a), companheiro (a) atual ou ex-parceiro (a) podem ser autores de violência.

Muitas mulheres sofrem em silêncio por anos antes de buscar ajuda, temendo represálias ou simplesmente não sabendo a quem recorrer. A violência doméstica também pode ter um efeito devastador na saúde mental das mulheres, levando a problemas como ansiedade, depressão e transtorno de estresse pós-traumático. No caso das crianças, a violência doméstica origina-se de pessoas próximas e com grau de parentesco. As crianças podem ser vítimas de abuso físico, sexual ou emocional, e muitas vezes são incapazes de buscar ajuda por conta própria. Essas crianças podem crescer sofrendo de problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão, além de problemas de comportamento e baixo desempenho escolar.

Desse modo, a escola é uma instituição fundamental para a transformação social e cultural, e pode desempenhar um papel importante no combate à violência doméstica contra mulheres e crianças. Por meio de programas educacionais, as escolas também podem ajudar a prevenir a violência doméstica futura, ensinando habilidades de comunicação eficazes, resolução de conflitos e estratégias de gestão da raiva. É importante que as escolas trabalhem em parceria com as famílias e a comunidade para garantir que as crianças tenham acesso aos recursos e apoio necessários para escapar da violência doméstica e se recuperar dos traumas que sofreram.

Nesse contexto, em ação conjunta entre PPGDH - Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, SEED – Secretaria de Educação do Estado do Paraná, CEVID - Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, OIDH - Observatório Interinstitucional de Direitos Humanos, Ateliê de Inovação, EJUD-PR – Escola Judicial do Paraná e a Presidência do TJPR, o Programa Estadual CEVID Educatron tem como objetivo transmitir aos estudantes, à comunidade escolar e à sociedade, informações que possam contribuir para a prevenção da ocorrência de violência doméstica e familiar.

  1. Apresentação do Programa Estadual CEVID Educatron

O Programa Estadual CEVID Educatron tem como enfoque a divulgação de materiais instrutivos sobre a prevenção e o combate da violência doméstica e familiar nas escolas, utilizando os equipamentos tecnológicos do kit Educatron para ampliar seu alcance e atender os alunos da rede pública estadual. Entre as atividades do projeto estão a distribuição de flyers, a realização de palestras e a exibição de vídeos nas escolas, além de visitas da equipe responsável às instituições de ensino, com a finalidade de sanar dúvidas e fornecer orientações quanto ao acolhimento e encaminhamento em caso de denúncia espontânea por parte dos(as) alunos(as). Por meio dessas ações, pretende-se informar, conscientizar e sensibilizar a comunidade escolar sobre a violência doméstica, como também promover meios de mudança na cultura de intervenção em situações que envolvem esse tipo de crime.

Iniciado em 2023, o CEVID Educatron tem se consolidado como uma política judiciária de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra mulheres, crianças e adolescentes. Em cada ação, são mobilizados cerca de um milhão de alunos das escolas públicas da rede estadual, sem nenhum custo adicional para esta Corte e para as instituições parceiras. As visitas às escolas oportunizaram espaços de escuta e acolhimento, como também a realização de denúncias, de forma espontânea, por parte de alunas da rede estadual de ensino — com o devido encaminhamento dos casos por este Judiciário às autoridades competentes. Ademais, o projeto impulsionou o desenvolvimento de diversas oficinas e debates sobre o tema da violência doméstica e familiar nas escolas, fomentando a mobilização da comunidade escolar na identificação desse tipo de crime e dos recursos disponíveis às pessoas envolvidas. Assim, essa iniciativa demonstra como a educação e a tecnologia, por meio do trabalho colaborativo, podem ser combinados para criar uma mudança significativa na sociedade.

  1. Educatron

O Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria Estadual de Educação (Seed), distribuiu para todas as escolas os kits “Educatron”, compostos por smart TV 43'', computador, webcam, microfones, teclado com mouse pad e pedestal regulável. A Secretaria Estadual de Educação (Seed) distribuiu ainda equipamentos de wi-fi para todas as escolas. Esse equipamento pode ser usado para apresentação de conteúdo multimídia em sala de aula, bem como para videochamadas com outros professores ou palestrantes em tempo real em qualquer lugar. Considerando as informações relativas as distribuições dos kits, o Educatron atinge mais de 22 mil salas de aula distribuídas em mais de 2 mil colégios da rede estadual.

  1. Objetivos

4.1 Objetivo Geral

Transmitir informações que possam contribuir para a prevenção da ocorrência de violência doméstica e familiar.

         4.2 Objetivos Específicos

Desenvolver e aplicar dinâmicas instrucionais que abordem a temática da violência doméstica e promovam o respeito; maximizar o acesso a informações para as escolas da rede estadual no Estado do Paraná com a maior eficiência possível, aproximando o cidadão do Poder Judiciário; utilizar as ferramentas de tecnologia para melhorar a acesso de informações para os alunos da rede estadual.

 

                                                                                                     Atualizado em 21 de Agosto de 2024.