Plano de Transformação Digital

Plano de Transformação Digital do TJPR (PTD-TJPR)

 

O Plano de Transformação Digital do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (PTD-TJPR) para o sexênio 2021-2026 foi aprovado pelo Decreto Judiciário nº 237/2022 em conformidade com a orientação contida no artigo 15 da Resolução CNJ nº 370/2021, a qual estabelece a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD) para o sexênio 2021-2026.

O objetivo da ENTIC-JUD é constituir o principal instrumento de promoção da governança ágil e da transformação digital do Poder Judiciário por meio de serviços e soluções digitais inovadoras que impulsionem a evolução tecnológica do Poder Judiciário e, para isso, determinou a criação do Plano de Transformação Digital como um instrumento de planejamento.

Mediante o Decreto Judiciário nº 711/2022, o monitoramento e a gestão do plano foram assumidos pela Secretaria de Planejamento. Ainda, o Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação decidiu que os monitoramentos serão trimestrais e as revisões do plano anuais.

A versão original do PTD-TJPR foi elaborada por um grupo de trabalho multidisciplinar do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, criado pela Portaria nº 7.485/2021, responsável pela minuta do plano. Como a transformação digital do TJPR vai além dos limites da atuação da Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação (SETI), é necessário o engajamento de diversos setores na execução das ações que a compõem.

Durante a elaboração da minuta da versão original do PTD foram realizados 11 encontros para analisar as recomendações emanadas da Resolução CNJ nº 370 e o Modelo de Plano de Transformação Digital sugerido pelo CNJ, o qual estabeleceu os seguintes objetivos desejados:

  • Identificar e digitalizar serviços públicos;
  • Simplificar e agilizar a prestação de serviços à comunidade;
  • Aumentar a capacidade, a qualidade, a quantidade e a abrangência dos serviços oferecidos;
  • Facilitar o acesso ao serviço;
  • Promover a transparência ativa da informação;
  • Incrementar a gestão eficiente dos recursos.

 

Com isso, o grupo buscou atender a esses objetivos selecionando iniciativas que já estavam em andamento e focando, principalmente, nas ações que rapidamente trariam ganhos para a comunidade interna ou externa do Tribunal. Assim, na elaboração do PTD-TJPR também foram consideradas as seguintes diretrizes:

 

Dentre os 160 itens identificados na etapa de levantamento e preparação do material, foram selecionadas 31 iniciativas, sendo 18 para a transformação digital; 5 para a unificação de canais; e 8 para a interoperabilidade de sistemas.

Vários projetos foram iniciados em cumprimento às orientações do CNJ, entre as quais destaca-se a integração com o DataJud (Base Nacional de Dados do Poder Judiciário) e com o Sistema Nacional de Bens Apreendidos (SNBA), além de outras ações integrantes do Programa Justiça 4.0, tais como o Juízo 100% Digital; o Balcão Virtual; os Núcleos de Justiça 4.0; a Plataforma Digital do Poder Judiciário; a Plataforma Codex-Sinapses de Inteligência Artificial; e o Projeto Sniper.

Também destacam-se iniciativas do próprio TJPR, especialmente: a implantação de Assistente Virtual “Chatbots” (notificações e atendimento); a implantação de Aplicativo Móvel do TJPR; a intimação para sociedade de advogados no sistema Projudi; a implantação de ferramenta para a consulta pública de precedentes no Projudi; o SDJ: Controle e gerenciamento dos depósitos judiciais; a identificação de prescrição intercorrente (analíticos de texto e movimentações) no Executivo Fiscal, com apoio de IA (Inteligência Artificial); a identificação de similaridade entre documentos, com apoio de IA (Inteligência Artificial); a criação do Observatório de Dados do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná; e a promoção da integração entre o Sistema Hércules e o e-Social (Governo Federal).

 

Normas e documentos: